Fernando Leite Couto foi um poeta, jornalista e editor que muito contribuiu para a literatura Moçambicana. Grande parte da sua vida foi dedicada ao apoio e promoção da jovem literatura Moçambicana. Esta sua contribuição no campo das Letras possibilitou que o sonho de dezenas de autores moçambicanos se realizasse e as respectivas obras nascessem, ampliando, assim, o horizonte dos produtores da Literatura.
Como autor, Fernando Leite Couto publicou nove livros, maior parte dos quais como poesia, mas a sua obra inclui também ensaios e crónicas jornalísticas. Foi coordenador de antologias poéticas e tradutor de poesia. Na década dos anos 80, foi director da Escola de Jornalismo em Maputo. Nos últimos anos da sua vida, assumiu a direção da editora Ndjira
Fernando Leite Couto faleceu a 10 de Janeiro de 2013 na Cidade de Maputo. A família decidiu criar a Fundação Fernando Leite Couto para dar continuidade à sua obra, sobretudo na promoção de novos valores literários Moçambicanos. A Fundação manterá uma intervenção permanente e abrangente na promoção da arte e cultura em geral.