23 de Abril, 2024 1:05
English EN Portuguese PT

Expo Milano 2015

O histórico Bairro de Maputo – Mafalala fez-se representar na Expo Milano 2015 por dois de seus melhores filhos. Trata-se de Saquia Rachide (lider do grupo Tufo da Mafalala) e Ivan Laranjeira (Coordenador Geral da Associação IVERCA).

A presença destes baseou-se na relação e o contributo deste bairro na construção da identidade nacional Moçambicana, o facto de vários líderes políticos/revolucionários a exemplo de Samora Machel e Joaquim Chissano terem vivido neste espaço e desenvolvido então a sua consciência política e nacionalista.

As intervenções desta dupla cingiram-se na explicação da cultura feminina Macua – a pintura do Mussiro, o uso da Capulana e a gastronomia típica. Teve lugar ainda no pavilhão de Moçambique uma exposição de literatura, uma palestra sobre o bairro da Mafalala.

Natureza

COGEDU, é uma entidade temporária de apoio ao Governo na coordenação e organização da participação de Moçambique na Expo 2020 Dubai, visando impulsionar o desenvolvimento cultural, social, económico, científico e tecnológico em prol da paz, progresso e desenvolvimento da humanidade.

Contacto