23 de Abril, 2024 1:09
English EN Portuguese PT

Agricultura

CONTEÚDO DE MOÇAMBIQUE – ZONA 1

Futuro

         Agricultura

A agricultura é a base fundamental do desenvolvimento de Moçambique, conforme definido pela lei constitucional. A agricultura desempenha um papel fundamental no atendimento das necessidades da população e está intrinsecamente ligada à erradicação da pobreza. Moçambique tem 36 milhões de hectares (cerca de 45% da área total) de terras com potencial agrícola reconhecido. A agricultura é a principal atividade econômica do país e emprega mais de 80% da população. No entanto, apenas 10% das terras estão sob o controle do setor comercial, predominando a agricultura familiar de subsistência, que é altamente dependente de fatores naturais. As principais culturas comerciais do país incluem cana-de-açúcar, algodão, copra, chá, frutas cítricas, castanha de caju, tabaco, girassol e sisal.

O maior desafio de Moçambique é a industrialização da agricultura e a mobilização de mais investimentos para o sector agrícola e agro-empresarial. O incentivo ao empreendedorismo agrário e o investimento na pequena agricultura familiar também são de extrema importância. O Projeto Sustenta, desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável, é um projeto integrado de agricultura e gestão de recursos naturais que visa promover e facilitar o desenvolvimento rural integrado. Moçambique tem todas as condições para ser uma potência agrícola na região.

Natureza

COGEDU, é uma entidade temporária de apoio ao Governo na coordenação e organização da participação de Moçambique na Expo 2020 Dubai, visando impulsionar o desenvolvimento cultural, social, económico, científico e tecnológico em prol da paz, progresso e desenvolvimento da humanidade.

Contacto