25 de Julho, 2024 8:23
English EN Portuguese PT

Turismo

Turismo

Moçambique vê a promoção da cultura e do turismo como um instrumento de desenvolvimento social e económico e está entre os 10 destinos turísticos que se espera ver o maior crescimento na procura de viagens de lazer na próxima década. O país é conhecido por oferecer uma combinação de turismo de sol e praia com safári, mas a contribuição do setor para o PIB não passa de 10%.

De acordo com o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo em Moçambique, as atracções turísticas do país assentam em três linhas de produtos: Recursos Costeiros e Marinhos, que incluem praias tropicais e biodiversidade marinha (no sul); Recursos naturais, que incluem savanas e florestas e fauna diversa (no centro); e Recursos Culturais, que incluem o ‘sabor’ da cultura, manifestações artísticas, museus e locais históricos (no norte).

Moçambique tem cerca de 2800 quilómetros de costa, banhada pelo Oceano Índico – como é chamada “A Pérola do Índico”. As longas praias, espalhadas de norte a sul, têm águas cristalinas e riqueza subaquática, entre diversas espécies de animais e recifes de corais. Seu potencial turístico se estende para o interior, com florestas e vida selvagem dos trópicos; grandes rios, riachos, lagos e lagoas.

As suas ilhas paradisíacas, com destaque para Inhaca, Quirimbas e Bazaruto, e os seus inúmeros parques e reservas, incluindo o Parque Nacional da Gorongosa, com infraestruturas reabilitadas e repovoadas, oferecem experiências únicas e excepcionais. Entre os pontos fortes que fazem de Moçambique um destino preferido estão, evidentemente, os recursos naturais ilimitados, a política de vistos aberta, a riqueza cultural e a simpatia do seu povo.

Daqui para frente, Moçambique pretende continuar a promover o desenvolvimento do turismo sustentável tendo em conta o espírito da Declaração de Quebec e do Código Global de Ética do Turismo, a fim de melhorar o turismo que beneficia as comunidades anfitriãs, mantendo a integridade cultural. e proteção ambiental de áreas ecológicas sensíveis e patrimônio natural.

Natureza

COGEDU, é uma entidade temporária de apoio ao Governo na coordenação e organização da participação de Moçambique na Expo 2020 Dubai, visando impulsionar o desenvolvimento cultural, social, económico, científico e tecnológico em prol da paz, progresso e desenvolvimento da humanidade.

Contacto