25 de Abril, 2024 0:32
English EN Portuguese PT

Infraestruturas

                                                                                                                 Infraestruturas

Moçambique definiu a área de infraestruturas como um importante pilar de investimento. A economia de Moçambique tem crescido nos últimos 10 anos e grandes investimentos nos setores estratégicos de mineração e energia contribuíram para o florescimento do setor de infraestrutura e potencial de transporte e logística. A lista das principais ações inclui infraestruturas energéticas (HCB Centro Norte, Mpanda Nkuwa, Boroma, Lupata, Maomba Major, Central Hidroeléctrica de Massangir, Mapai, Revue, Lúrio e Malema) e logística, nomeadamente o Corredor Logístico de Nacala (que inclui um Porto de Águas Profundas em Nacala À Velha), a linha ferroviária Moatize-Macuze, o Porto de Águas Profundas de Macuze, o novo terminal de carvão do Porto da Beira e a Reabilitação da Estrada Nacional N1 e EN6 Beira-Machipanda.

Moçambique tem cerca de 30.000 km de estradas e mais de 2.000 km de ferrovias espalhadas por três corredores (Maputo, Beira e Nacala), construídos em todo o país para servir os países sem litoral vizinhos (Malawi, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe) ou acesso limitado, como o região norte da África do Sul. Por estas e outras razões, o desenvolvimento das infra-estruturas de transporte e logística é um factor crucial para o crescimento da economia moçambicana e da região da SADC.

Natureza

COGEDU, é uma entidade temporária de apoio ao Governo na coordenação e organização da participação de Moçambique na Expo 2020 Dubai, visando impulsionar o desenvolvimento cultural, social, económico, científico e tecnológico em prol da paz, progresso e desenvolvimento da humanidade.

Contacto