25 de Abril, 2024 23:17
English EN Portuguese PT

Energia

Energia

Em 2050, Moçambique será uma das maiores Potências da África Austral e Mundial. A geração de energia e transporte é uma aposta do país. A exploração do carvão de Tete e do gás natural do Rovuma oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento do país.

Moçambique considera a energia fundamental para o crescimento económico e, sobretudo, para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. No entanto, os desafios são imensos. Moçambique está a implementar a Estratégia Nacional de Energia, cuja visão é alinhar Moçambique com as melhores práticas internacionalmente aceites em matéria de eficiência energética, sensibilização dos cidadãos para as boas práticas ambientais, diversificação da matriz de abastecimento de energia, com particular ênfase nas novas fontes. e fontes de energia renováveis ​​e as oportunidades criadas pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no âmbito do Protocolo de Quioto (PF).

No âmbito da Estratégia Nacional de Energia, foi lançado o Programa Energia para Todos, que visa levar eletricidade a todo o país até 2030.

Aprovada em 2009, a Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis ​​já traz resultados. Promove a utilização e exploração dos recursos energéticos renováveis ​​disponíveis, com vista a acelerar o acesso às formas modernas de energia, bem como a criar uma plataforma de investimento favorável neste subsetor. Com o apoio de parceiros internacionais, Moçambique está a implementar o Projecto de Promoção de Leilões de Energias Renováveis ​​(PROLER) e à procura de parceiros para o Projecto de Energia Rural, que visa apoiar a expansão no domínio das energias renováveis, incluindo a construção de pequenas centrais hidroeléctricas com rega componentes; e o Projeto Quinta da Energia, que visa a implantação de sistemas energéticos locais baseados em fontes renováveis ​​de energia.

Natureza

COGEDU, é uma entidade temporária de apoio ao Governo na coordenação e organização da participação de Moçambique na Expo 2020 Dubai, visando impulsionar o desenvolvimento cultural, social, económico, científico e tecnológico em prol da paz, progresso e desenvolvimento da humanidade.

Contacto